6 curiosidades sobre o vôlei que você precisa conhecer.

6 curiosidades sobre o vôlei que você precisa conhecer.

pessoas jogando uma bola de vôlei amarela e azul

1. A Criação do Voleibol

O Vôlei foi criado em 1985, nos Estados Unidos da América, pelo americano Willian G. Morgan, que era diretor de educação física de uma escola em Massachusetts. O primeiro nome desse esporte foi “mintonette”, pois o jogo era parecido com outra modalidade chamada Badminton, com a diferença da rede (em inglês, “NET”).

2. A Popularidade desse esporte no Brasil e no mundo

Se no Brasil o vôlei é a segunda modalidade mais praticada, no mundo esse esporte ocupa a sexta posição: são mais de 600 milhões de fãs nas Américas, Ásia, Europa e Oceania! Com mais de 120 anos de história, ela é muito conhecida por todo o mundo.

3. O estouro no Brasil

Os primeiros registros dessa prática esportiva, em terras brasileiras, vêm do ano de 1910, no Colégio Marista, em Recife, e na ACM, em São Paulo. Foi apenas na década de 80, entretanto, sua popularização aconteceu e foi se desenvolvendo até se tornar o fenômeno esportivo que é hoje.

4. A primeira medalha olímpica da seleção brasileira

Em 11 de Agosto de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, a equipe masculina de vôlei do Brasil foi derrotada, na final, por três sets a zero para a seleção da casa.

5. As medalhas de ouro olímpicas do Voleibol brasileiro

Em Barcelona, no ano de 1992, o Brasil delirava com a conquista da medalha de ouro pela equipe de vôlei. A primeira da história do país em esportes coletivos!

6. O jogo mais longo da história do vôlei

O jogo profissional mais longo da história foi entre Polônia e União Soviética, na final dos Jogos Olímpicos de 1976, e durou 4 horas e 36 minutos. Nessa oportunidade, a seleção polonesa levou vantagem sobre a soviética e conquistou o ouro olímpico — já pensou no jogão?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: